Numa clínica privada numa vila rural na belíssima linha costeira de British Columbia, o software ZEISS FORUM está a ajudar uma clínica de oftalmologia a fornecer cuidados modernos e abrangentes aos seus residentes. O Sunshine Coast é principalmente uma comunidade destinada à vida após a reforma e ao turismo e é acessível apenas por ferry, a partir de Vancouver. O Dr. Brian Nelson exerce lá desde 2014, atendendo a comunidade local de aproximadamente 30 000 residentes. A equipa dele faz cirurgia à catarata e pequenas cirurgias, tratamento do glaucoma, monitorização e tratamento de doenças da retina e trata dos encaminhamentos urgentes na área.

ZEISS FORUM: uma base sólida para a prática clínica de diagnóstico moderna

Ao montar a sua primeira clínica, após pesquisar as opções disponíveis, o Dr. Nelson optou pelo ZEISS CIRRUS-OCT 500, VISUCAM 200, HUMPHREY Visual Field Analyzer II 740i, IOL Master 500 e pelo topógrafo corneal ATLAS 9000. Como tinha tido uma carreira prévia como engenheiro eletrotécnico, e sendo apaixonado pelas tecnologias de informação, identificou a enorme vantagem que é integrar todos os equipamentos de diagnóstico com o registo médico eletrónico (EMR). Para ele, a escolha de um «ecossistema» para o seu equipamento de oftalmologia era tão importante como a escolha de um EMR. Felizmente, o ZEISS FORUM tinha sido lançado recentemente, e provou ser a peça final do puzzle da gestão de equipamento. Nos últimos dois anos, a clínica do Dr. Nelson passou a ter o IOL Master 700, CIRRUS 6000 e CLARUS 500.

 

Acelerar o fluxo de trabalho com o CLARUS 500

Um dos primeiros a ter o CLARUS 500, o Dr. Nelson presenciou as vantagens de adicionar a fotografia do fundo com amplo campo de visão em cor real à sua clínica na época da COVID-19. Para muitos pacientes, o contacto próximo necessário para um exame à retina pode ser reduzido ou completamente dispensado. Isto permite passar menos tempo em contacto próximo com os pacientes, fazer consultas mais curtas e utilizar melhor a telemedicina. «Consigo adquirir a fotografia do fundo com campo de visão ultra-amplo na maioria dos pacientes que vêm à clínica e, nos que têm risco de patologia periférica da retina, como sintomas de descolamento posterior do vítreo, uma montagem com 4 imagens. Isto permite-me ver a fotografia e examinar apenas a periferia distante, quando clinicamente indicado. A monitorização e o rastreio da retinopatia diabética são também agilizados com fotografia de alta resolução com campo de visão ultra-amplo.»

O CLARUS 500 permite fazer exames de fotografia do fundo de última geração com detalhes, cores e velocidade de aquisição de ponta.

Dr. Brian Nelson, MD

Transferir PDF

  • One ecosystem

    for meeting many practice needs.

    Páginas: 4
    Tamanho do ficheiro: 377 KB

«O ecossistema de diagnóstico FORUM foi concebido para os médicos, a equipa e os pacientes da atualidade.»

Tendo feito uma licenciatura em engenharia eletrotécnica antes de passar para a medicina, o Dr. Nelson tem um papel ativo em gerir a sua clínica e operações de TI. Para ele, há grande vantagem em ter de dar formação à equipa num único software, seja para realizar as medições de biometria para a cirurgia da catarata, fazer testes de campo visual em contexto de glaucoma ou utilizar a OCT ou adquirir imagens do fundo nas doenças da retina. A segurança dos dados relativamente a ameaças tanto internas como externas é uma preocupação crescente. No entanto, ao ter um único servidor local para armazenar os seus dados com segurança, as necessidades de TI do Dr. Nelson foram agilizadas. «Conforta-me que, com o FORUM, a minha base de dados em crescimento esteja protegida com soluções de cópia de segurança simples, incluindo cópias de segurança noturnas baseadas na nuvem e cópias de segurança semanais fora das instalações. Sei que posso recuperar muito facilmente dados perdidos, caso ocorra um problema.» O Dr. Nelson optou por um fornecedor de cópia de segurança na nuvem segura no Canadá que cumpre a legislação de privacidade local. Consegue aceder aos dados em caso de perda total na nuvem, ou pode pedir um disco com os dados, que é fornecido muito rapidamente. A simplicidade da recolha e do armazenamento de dados do FORUM pode reduzir os custos com TI e a complexidade.

Monitorização contínua dos pacientes com o Retina Workplace

As vantagens mais importantes para a clínica advêm da utilização do FORUM com os seus pacientes, na sala de exame. Em pacientes com patologias da retina, especialmente na era da terapêutica antiVEGF, o Retina Workplace1 destaca-se. Os pacientes têm muita ansiedade ao começar o tratamento com injeções oculares, especialmente quando enfrentam uma perda de visão ativa. «Damos aos pacientes as primeiras injeções antiVEGF algumas vezes por semana na nossa clínica e isso exige uma conversa cuidada com cada um deles. Ao mostrar aos pacientes a patologia macular deles na sala de exame, recorrendo a uma combinação de fotografia em cor real e OCT, conseguimos explicar-lhes melhor e ajudá-los a compreender a doença. Para mim é muito raro que um paciente recuse o tratamento adequado com esta técnica. Nos pacientes encaminhados para cirurgia macular, é também muito gratificante mostrar aos pacientes a anatomia macular pré e pós-operatória, o que os encoraja na recuperação da cirurgia. Quando o tratamento começa, é muito tranquilizador para os pacientes ver o progresso, tanto num gráfico de espessura da retina, como a nível de melhoria de fluido macular.» O Retina Workplace permite ao Dr. Nelson verificar um trio de exames de cubo macular em frente ao paciente. «O Retina Workplace também permite ter uma vista intuitiva dos intervalos das injeções, que podem ser indicados com os dados de espessura macular. Durante o protocolo de tratamento e extensão (treat-and-extend), esta é, para mim, a forma mais simples de verificar os intervalos de tratamento atuais e no passado para os nossos muitos pacientes a fazer a terapêutica antiVEGF a longo prazo. Muitos pacientes esperam com entusiasmo ver os dados por eles mesmos na consulta, e sei que compreendem a patologia e o plano de tratamento.»

 

Verificação da pressão intraocular num paciente com glaucoma

Ver o panorama geral com o Glaucoma Workplace

O Dr. Nelson trata um grande conjunto de pacientes com glaucoma e muitos com risco de desenvolver esta doença. O Glaucoma Workplace foi concebido com os médicos em mente, nesta área da oftalmologia com bastantes dados. A análise estrutural e funcional do nervo ótico ao longo do tempo é a base da monitorização do glaucoma. «Ao tomar a decisão de começar o tratamento, o Glaucoma Workplace proporciona uma visualização clara e concisa da progressão da doença no nervo ótico tanto para os pacientes como para os médicos. Como a cooperação dos pacientes é frequentemente um problema no tratamento do glaucoma, trabalhamos arduamente para motivar os nossos pacientes a serem nossos parceiros no plano de tratamento, e isto exige que compreendam as nossas decisões de tratamento. Com o passar dos anos na minha clínica, vejo cada vez mais valor nos meus dados de referência mais antigos para a monitorização e o tratamento do glaucoma que, como todos sabemos, é uma doença crónica.»
Com vantagens como a integração, a segurança dos dados e a transmissão de informações ao paciente, o ZEISS FORUM tornou-se uma solução abrangente para responder às necessidades exigentes de uma clínica numa vila rural. «Tive a excelente oportunidade de montar a minha clínica desde o início com um software de EMR e ZEISS FORUM. Nos últimos 6 anos, tenho visto atualizações ao FORUM que continuam a melhorar o meu fluxo de trabalho e a minha capacidade de prestar cuidados com a qualidade de uma grande cidade numa área rural. A sinergia entre os equipamentos de diagnóstico só é possível quando toda a tecnologia trabalha perfeitamente em conjunto e, na nossa clínica, o software ZEISS FORUM certamente cumpre o prometido.»


Partilhar este artigo

  • 1

    O ZEISS Retina Workplace e o Glaucoma Workplace são plug-ins do ZEISS FORUM.

  • 2

    O autor deste artigo não tem uma relação contratual nem outra relação financeira com a Carl Zeiss Meditec, Inc..