Documento técnico

Os benefícios da angiografia por OCT para o diagnóstico de doenças oculares

A angiografia por tomografia de coerência ótica (OCT-A) abre uma nova fronteira oftalmológica com imagens não invasivas da vasculatura da retina e da coroide.

18 março 2022 · 20 MIN LEITURA
Daniel Epshtein, OD, FAAO
Autor Daniel Epshtein, OD, FAAO Mount Sinai Hospital, Nova Iorque, EUA
Resumo

Os benefícios da angiografia por OCT para o diagnóstico de doenças oculares

A tecnologia OCT revolucionou a forma como os profissionais de saúde ocular examinam os pacientes e gerem as doenças. As medições simples da espessura da mácula e da camada de fibras nervosas da retina peripapilar evoluíram para análises sofisticadas da retina, das células ganglionares, do nervo ótico e do segmento anterior. Atualmente, a angiografia por tomografia de coerência ótica (OCT-A) abre uma nova fronteira oftalmológica com imagens não invasivas da vasculatura da retina e da coroide.
A OCT-A tira partido da variação baseada no movimento em imagens de OCT sequenciais para criar imagens de alta resolução da vasculatura da retina e da coroide. Cada exame de OCT é repetido até quatro vezes em rápida sucessão no mesmo local. Como o tecido da retina não se move durante alguns milissegundos, a única diferença entre os quatro exames deve ser o movimento dos glóbulos vermelhos dentro dos vasos. A localização dos glóbulos vermelhos em movimento é depois utilizada para criar imagens da vasculatura, denominadas angiogramas por OCT.

Transferir

Apenas em inglês


Partilhar este artigo