Artigo revisto por pares

INTRAGO-I: estudo de escalonamento de dose de radioterapia intraoperatória (IORT) para glioblastoma multiforme (GBM)

9 setembro 2019 · 26 MIN LEITURA
Autor Dr. Frank A. Giordano Professor Associado de Radioncologia, Presidente Interino do Departamento de Radioncologia, Diretor de Radioncologia Translacional, University Medical Center Mannheim, University of Heidelberg, Alemanha

A leitura desta breve síntese não substitui a leitura do estudo original, dá apenas uma visão resumida e não reflete necessariamente a opinião dos organismos notificados e/ou das autoridades reguladoras, tais como a DQS ou a FDA.

 

Breve apresentação geral do estudo de escalonamento de dose INTRAGO-I criado pelo Dr. Frank A. Giordano em nome da ZEISS, março de 2019.

Título original:

INTRAGO: intraoperative radiotherapy in glioblastoma multiforme – a Phase I/II dose escalation study

Autores:

Frank A. Giordano, Stefanie Brehmer, Yasser Abo-Madyan, Grit Welzel, Elena Sperk, Anke Keller,
Frank Schneider, Sven Clausen, Carsten Herskind, Peter Schmiedek, Frederik Wenz

Fonte:

Giordano, F. A., Brehmer, S., Abo-Madyan, Y., Welzel, G., Sperk, E., Keller, A., … Wenz, F. (2014).
INTRAGO: intraoperative radiotherapy in glioblastoma multiforme – a Phase I/II dose escalation study.
BMC Cancer, 14(1), 992.

  • O glioblastoma multiforme (GBM) é o principal tumor cerebral maligno primário em adultos. Quase todos os GBM apresentam uma recidiva com o risco mais elevado a nível do leito do tumor.
  • Seguindo o protocolo de tratamento padrão para o GBM primário, o tempo de sobrevivência sem progressão local tem uma mediana de 7 meses, com uma sobrevivência global típica de cerca de 15 meses.
  • O INTRAGO é o primeiro estudo de fase I/II de escalonamento da dose para GBM recentemente diagnosticado que investiga a adição de radioterapia intraoperatória (IORT) ao tratamento padrão de radioquimioterapia para GBM recentemente diagnosticado utilizando o dispositivo INTRABEAM® da Carl Zeiss Meditec AG.

Partilhar este artigo