Lançar as bases para o sucesso na cirurgia de catarata com tecnologia avançada, parte 1
Preparar-se para o sucesso cirúrgicoVários fatores contribuem para o sucesso na cirurgia de catarata e influenciam a experiência dos pacientes, dos cirurgiões e da respetiva equipa cirúrgica. Neste programa interativo com quatro partes, cirurgiões de todo especializados em catarata falam sobre as perspetivas deles relativas às estratégias de otimização dos resultados na cirurgia de catarata. Começa com conselhos para uma avaliação pré-operatória adequada que irá ajudar os cirurgiões a planear a intervenção, minimizar o risco de complicações intraoperatórias e obter os resultados visuais pretendidos. O restante programa é dedicado aos desenvolvimentos tecnológicos que melhoram a segurança, a eficácia e a eficiência.
Parte 1: Preparar-se para o sucesso cirúrgico
As novas tecnologias oferecem a oportunidade de melhorar os resultados na cirurgia de catarata. No entanto, o sucesso cirúrgico ainda depende de aderir a princípios nucleares ao planear o caso, realizar a intervenção e seguir o paciente no pós-operatório.
Um planeamento adequado é a base de uma cirurgia segura e eficiente, mesmo nos casos aparentemente rotineiros, assumindo uma importância crítica nas cirurgias oculares em situações mais complexas. Uma avaliação de diagnóstico abrangente permite aos cirurgiões preparar-se para uma intervenção sem problemas e ajuda a minimizar o risco de complicações. De forma intraoperatória, as funções avançadas do equipamento de facoemulsificação moderno promovem a segurança cirúrgica. Contudo, e independentemente da tecnologia, nenhum equipamento consegue evitar todas as complicações. Conseguir bons resultados ainda depende da competência e dos conhecimentos do cirurgião (Figura 1).