Três cirurgiões num bloco operatório a realizar uma intervenção utilizando o avançado equipamento de imagiologia médica ZEISS.
Cirurgia da coluna

Cirurgia da coluna vertebral minimamente invasiva

Desafios clínicos na cirurgia da coluna

Grande plano de uma intervenção cirúrgica que mostra tecido exposto e vasos sanguíneos, capturado com a tecnologia de imagiologia médica ZEISS.
NEUROCIRURGIA DA COLUNA VERTEBRAL

Tumores intramedulares da medula espinal

A ressecção cirúrgica dos tumores intramedulares tem como objetivo maximizar a extensão da ressecção tumoral, minimizando simultaneamente os danos ao parênquima espinal para preservar a função neurológica.1

Grande plano de uma intervenção cirúrgica em curso, que mostra instrumentos de precisão e tecido exposto através de um microscópio operatório ZEISS.

Cirurgia de descompressão da coluna vertebral

Um dos maiores desafios da cirurgia de discectomia cervical anterior e de fusão é a identificação correta dos tecidos circundantes.
Cirurgiões num bloco operatório utilizam um microscópio operatório da ZEISS, enquanto um monitor de grandes dimensões apresenta imagens detalhadas da intervenção.

MISS – Aprender uma nova técnica

As vantagens das cirurgias da coluna vertebral minimamente invasivas (MISS) são bastante convincentes, mas aprender uma nova técnica parece ser um desafio bastante grande.
Dois cirurgiões em farda cirúrgica azul a operar com um microscópio operatório ZEISS num bloco operatório esterilizado.

Selecionar a visualização certa para a MISS

Microscópio, endoscópio ou exoscópio? Para realizar a MISS, escolher um método de visualização adequado é fundamental.
Dois cirurgiões num bloco operatório usam um sistema de microscópio operatório ZEISS enquanto visualizam imagens de alta resolução em monitores ZEISS durante uma intervenção clínica.

Otimizar o acesso visual na MISS

Existem desafios inerentes ao facto de se confiar apenas na visualização microscópica, também durante a cirurgia minimamente invasiva da coluna (MISS).

  • 1

    Takami, T., Naito, K., Yamagata, T., & Ohata, K. (2015). Surgical management of spinal intramedullary tumors: radical and safe strategy for benign tumors. Neurologia medico-chirurgica, 55(4), 317–327. https://doi.org/10.2176/nmc.ra.2014-0344