Caso

Como o fluxo de trabalho digital aumentou a minha confiança e elevou as taxas de pacientes de qualidade na cirurgia da catarata

1 dezembro 2025 · 6 MIN LEITURA
Dr. med. Tanit Wongwibulsin, com uma camisa branca e um casaco azul-escuro, de pé sobre um fundo azul brilhante sólido, de braços cruzados.
Autor Dr. med. Tanit Wongwibulsin Especialista em cataratas e vitreorretina e diretor adjunto de tecnologias da informação no Centro Médico Panyananthaphikkhu Chonpratan da Universidade Srinakarinwirot, Pak Kret, Tailândia

Os últimos anos trouxeram avanços significativos na conceção ótica das lentes intraoculares (LIO) premium e uma gama crescente de opções que permitem aos cirurgiões de catarata satisfazer as necessidades funcionais de cada paciente e proporcionar uma visão de boa qualidade. Embora estes desenvolvimentos devam favorecer um crescimento significativo do canal das LIO premium, os resultados recentes do ESCRS Clinical Trends Survey mostraram que as percentagens de procedimentos que envolvem lentes tóricas ou de correção da presbiopia permaneceram relativamente baixas, com apenas 18% dos pacientes com astigmatismo clinicamente significativo a receberem uma LIO tórica e apenas 13% dos procedimentos de catarata a envolverem uma LIO de correção da presbiopia.1

Do ponto de vista do cirurgião, o facto de os pacientes pagarem do seu bolso por LIO premium aumenta a fasquia para obter um resultado perfeito. O conforto do cirurgião em oferecer LIO premium exige confiança na sua capacidade de atingir a refração de destino. Conseguir a refração de destino depende da escolha da LIO com a potência correta e de um alinhamento preciso no intraoperatório. No entanto, apercebi-me de que estas tarefas dependem de várias etapas manuais, o que suscitou preocupações quanto a potenciais erros de transcrição. Para minimizar este risco, implementei várias medidas de mitigação. Consequentemente, todo o processo foi moroso e exigiu um esforço manual considerável.

Em janeiro de 2023, mudei para um fluxo de trabalho de cataratas totalmente digital para ligar o bloco operatório (BO) às avaliações pré-operatórias e aos cuidados pós-operatórios dos pacientes (Figura 1). Depois de estar a funcionar, rapidamente percebi que a minha nova plataforma de fluxo de trabalho digital estava a ter um impacto positivo na minha prática. Em primeiro lugar, a sua implementação melhorou a eficiência do fluxo de trabalho para mim e para a minha equipa ao longo de todo o percurso da cirurgia da catarata. Este era um benefício esperado, mas também levou a um aumento da produtividade para mim e para a minha equipa, tanto na clínica como no bloco operatório.

Igualmente notável é o aumento assinalável do meu volume de casos de LIO premium desde que mudei para o fluxo de trabalho digital. Por razões que explicarei mais adiante, fiquei mais seguro de que podia obter resultados refrativos excelentes de forma consistente. Por isso, também me senti mais à vontade para oferecer LIO premium a mais pacientes. Também acredito que os meus pacientes sentiram a minha maior confiança e, com base nisso, ficaram mais motivados e confiantes para escolher um procedimento premium.

  • Figura 1. Realização de cirurgias da catarata num ambiente totalmente digital, utilizando o EQ Workplace para ligar sem problemas o bloco operatório à avaliação e cuidados pré-operatórios e pós-operatórios dos pacientes.

O que significa mudar para um fluxo de trabalho digital de catarata?

O meu fluxo de trabalho era o seguinte: Estava a utilizar o IOLMaster® 700 para biometria e o CALLISTO® eye com o microscópio LUMERA® 700 (todos os produtos Carl Zeiss Meditec AG; Jena, Alemanha) para orientar o alinhamento. Estava a trabalhar com esta tecnologia, uma vez que permite obter uma precisão refrativa. No entanto, apercebi-me de que a ligação destes instrumentos através de uma solução de fluxo de trabalho digital poderia tornar todo o percurso cirúrgico mais eficiente.

Com a mudança para um fluxo de trabalho de catarata totalmente digital, liguei agora as minhas tecnologias existentes através da implementação do EQ Workplace® - uma solução de planeamento das cirurgias da catarata executada no FORUM® - para simplificar os meus processos de planeamento e realização de cirurgias da catarata, assegurando uma gestão segura dos dados e um fluxo preciso de dados desde a biometria até à cirurgia.

Antes de instalar o fluxo de trabalho digital, tinha de copiar a impressão do IOLMaster para a aplicação Line, enviá-la para os fabricantes de LIO e depois introduzir manualmente os dados nas calculadoras online. Uma vez obtidos os resultados, verificava cuidadosamente todos os dados transcritos para excluir quaisquer erros. Para confirmação adicional da potência da LIO, especialmente em pacientes com histórico de cirurgia refrativa da córnea ou outros casos complexos, recalculava de forma independente a potência da LIO utilizando a calculadora Barrett online. Dedicar uma atenção e um esforço tão meticulosos era importante e eficaz para garantir a exatidão, mas todo o processo exigia muito tempo.

E, se quisesse mudar a LIO por qualquer motivo, tinha de voltar ao início e repetir todo o processo. Nos dias de cirurgia, sentia-me obrigado a chegar cedo ao bloco operatório para rever as impressões em papel, a exatidão dos dados de planeamento e o recebimento da LIO correta.

Agora, com o sistema de fluxo de trabalho digital, posso realizar cálculos de LIO instantaneamente online durante a consulta pré-operatória. Isto reduz significativamente o tempo necessário para verificar novamente as transcrições dos fabricantes de LIO e dá-me a oportunidade de comparar várias fórmulas numa sessão para que possa escolher a melhor LIO. Saber que todos os dados serão transferidos com exatidão para o bloco operatório no dia da cirurgia liberta-me para fazer tarefas fora do bloco operatório e poupa tempo também ao meu pessoal cirúrgico.

Impacto na eficiência

Vários estudos publicados documentam o benefício do EQ Workplace® para aumentar a eficácia, em comparação com uma abordagem de fluxo de trabalho convencional, mostrando que a utilização do fluxo de trabalho digital reduz significativamente o tempo gasto nas avaliações pré-operatórias, no cálculo da potência da LIO, na marcação/alinhamento do eixo da LIO e no bloco operatório em geral.2-5 Não analisei formalmente o efeito que a minha mudança para um fluxo de trabalho digital teve na eficiência da minha prática, mas calculo que tenha diminuído o tempo gasto com o planeamento pré-operatório por caso em mais de metade, de cerca de 5 a 10 minutos para apenas 2 a 3 minutos. O tempo gasto no intraoperatório por caso também diminuiu de 5 a 10 minutos para a transferência de dados por unidade USB para apenas 30 a 60 segundos para a libertação de dados do EQ Workplace® e importação no CALLISTO eye®.

Devido ao tempo poupado por procedimento, pude aumentar a minha carga de casos em cada dia de cirurgia. O meu volume anual de casos de cirurgia da catarata quase duplicou de 251 em 2021 para 470 em 2024. Com base nos dados disponíveis até junho, prevejo que o volume atinja 520 casos em 2025.

Impacto nas conversões de LIO premium

Uma análise dos tipos de LIO implantadas nos últimos anos confirma a minha impressão de que a proporção de casos que envolvem LIO premium aumentou significativamente depois de termos começado a utilizar o fluxo de trabalho digital com o EQ Workplace® em janeiro de 2023. Esta mudança positiva ficou evidente quando se analisou o grupo de pacientes que pagam do seu próprio bolso qualquer LIO normal ou premium e o segmento de pacientes da assistência social, para os quais o governo cobre o custo de uma LIO normal, mas não o de uma opção premium (Figura 2).

Fazendo a divisão por segmento de pacientes, a taxa para o grupo de pacientes particulares aumentou de uma média de 13% em 2021-2022 para 39% em 2023-2024 e de 5% para 24% no grupo de assistência social, comparando esses respetivos períodos. De forma notável, no primeiro semestre de 2025, 32% dos pacientes que beneficiam de assistência social e 58% dos pacientes que pagam por si próprios estão a optar por LIO premium.

  • Gráfico de barras das taxas crescentes de pacientes com LIO premium (2021-2025) com fluxo de trabalho digital de catarata, para grupos de pacientes particulares e de assistência social

    Figura 2. Taxas de conversão de LIO premium por ano para pacientes que beneficiam de assistência social e pacientes particulares.

Conclusão

Decidi integrar o ZEISS Cataract Workflow no meu consultório porque esperava que, ao conectar perfeitamente todos os processos de fluxo de trabalho, desde a sala de exames até ao bloco operatório, isso melhoraria a eficiência e garantiria a precisão dos dados. No entanto, assim que comecei a utilizá-lo, descobri que, com estes benefícios, também me tornei mais confiante na utilização de LIO premium e mais à vontade para falar com os meus pacientes sobre a obtenção de resultados precisos. Quer desejem fazer crescer a sua prática com LIO premium ou estejam apenas interessados em aumentar a eficiência ao longo do percurso da cirurgia da catarata, incentivo todos os cirurgiões de catarata a tomarem em consideração os benefícios que encontrei ao utilizar um fluxo de trabalho totalmente integrado e ligado digitalmente.


  • 1

    European Society of Cataract and Refractive Surgeons. ESCRS Clinical Trends Survey 2023 Results. https://www.escrs.org/media/jg0hzpys/escrs_clinicaltrendssurvey2023_sept24.pdf. September 2024. Accessed August 21, 2025.

  • 2

    Rombold F, Niederdellmann C, Pariti R, Khayat B. Time savings using a digital workflow versus a conventional for intraocular lens implantation in a corporate chain hospital setting. Clin Ophthalmol . 2024;18:113-119. Erratum in: Clin Ophthalmol . 2024;18:915-916.

  • 3

    Shetty N, Saxena A, Singh VM, et al. Effect of digital cataract workflow on time and resource efficiencies in cataract surgery: time and motion study. J Cataract Refract Surg. 2024;50(12):1208-1214.

  • 4

    Brunner BS, Luft N, Priglinger SG, et al. Saving of time using a software-based versus a manual workflow for toric intraocular lens calculation and implantation. J Clin Med. 2022;11(10):2907.

  • 5

    Russell MK, Hsing YI. Evaluation of the Efficiency of a Digital Workflow for Cataract Planning in Patients with Astigmatism. Clin Ophthalmol. 2024;18:1441-1446

Transferir o artigo

  • Case of the Month - How Digital Workflow Boosted my Confidence and Elevated Premium Patient Rates in Cataract Surgery

    851 KB



Partilhar este artigo